20.5.08

Notinha sobre Salamanca

Salamanca foi dominada pelo fascismo desde o início da guerra civil. Em uma de suas igrejas há uma placa comemorativa em homenagem aos soldados “nacionalistas”. Com a memória ainda recente da visita à cidade, li em El País de uns bons dias atrás: “O PP [Partido Popular], que governa a Prefeitura de Salamanca, rechaçou a moção do grupo socialista de retirar de Francisco Franco o título de ‘prefeito de honra perpétua’ da cidade - concedido pela corporação em 1964 - e também não aceitou revogar a primeira Medalha de Ouro de Salamanca outorgada ao ditador em 1948. Os que apóiam o prefeito, Julián Lanzarote, rechaçaram igualmente a proposta de tirar da Praça Maior (foto acima) o medalhão gravado com a efígie de Franco, colocado em 1937 no pavilhão dedicado aos reis.”

2 comentários:

Anônimo disse...

En España nunca hubo fascismo. El franquismo era un régimen de autoridad, prosperidad y orden público,no totalitario.....Percebeu ?

Anônimo disse...

Nunca mesmo, você tem razão. Idéias de nação, de raça, de autoridade, dentre de um regime sem liberdades individuais e com perseguição e assassinato de opositores não tem nada a ver com fascismo. Isso é coisa só de italianos e alemães.