21.5.08

Imprestável

Até aqui confesso que vim tendo sorte com relação às burocracias francesas. Tirando o episódio do gerente português que enviou a minha senha ao Brasil (embora nunca tenha chegado lá), as coisas estavam tranqüilas. Fui fazendo carteirinhas aqui e ali, prá Cinemathèque ou para ir à piscina, etc. Às vezes uma ou outra entrevista prévia era necessária para consultar as bibliotecas, mas tudo normal. Com esse espírito, conto que fui mesmo um pouco irresponsável em faltar à minha visita médica na polícia sem avisar, quando fui a Avignon. Semana passada, no entanto, depois de ter programado os últimos dois meses para tirar xerox de algumas coisas, descubro que a única biblioteca que me empresta livros vai suspender o empréstimo até setembro, agora no fim do mês! Retirei alguns livros, que a senhora carimbou distraída para 2 de junho. Adverti-a do engano, 31 de maio era a data final. Pois bem, volto ontem para a penúltima rodada de empréstimos (na Sorbonne, onde só posso consultar e retirar 4 livros por dia!), e vejo que eles resolveram antecipar a história. Sabendo que nem a BNF, nem a Sainte-Geneviève, nem a MSH emprestam, estou agora sujeito aos serviços de xerox caros, sem frente-verso, com filas intermináveis, das próprias bibliotecas universitárias.

Na busca pela imagem, um link ótimo.

Nenhum comentário: